Sem muito sofrimento, consegui ficar dentro da cota do racionamento de energia elétrica e ainda sobraram uns 45 kWh. Basicamente, as únicas medidas de economia foram manter as luzes apagadas e não ligar a televisão enquanto estiver usando o computador.
sexta-feira, 29.06.01

Opa ! O site da CNN Brasil é em espanhol ? Desde quando ? :)
sexta-feira, 29.06.01
A Caldera irá cobrar uma licença de uso de cada ponto instalado, exatamente como faz a Microsoft. Os motivos são óbvios: o kernel pode ser open-source e gratuito, mas os aplicativos inclusos no empacotamento não. Eu sabia que isso aconteceria um dia, só não imaginava que seria tão cedo.
sexta-feira, 29.06.01
Comecei bem o dia: esqueci minha carteira em casa.
sexta-feira, 29.06.01
Como eu tenho o recurso de identificação de chamadas no meu celular, dificilmente eu atendo alguma ligação vinda de um número desconhecido. Hoje à tarde ele tocou e um garoto deixou a seguinte mensagem na caixa postal: "Tio Lincoln, eu preciso que você ligue para cá por que cortaram nossa luz.". Se você conhece algum Lincoln que é tio, por favor avise-o que o sobrinho dele está sozinho no escuro e precisa de ajuda. Obrigado.
quinta-feira, 28.06.01
Essa foi excelente para o ego: O Hernani Dimantas (do weblog Marketing Hacker), concedeu uma entrevista à IMPRENSA Web! e citou o Concatenum.com como um dos seu weblogs preferidos. Bacana isso: você lê uma entrevista legal e de repente aparece alguma coisa sua por lá. Essa entrevista foi publicada nos sites iMasters e Carro Chefe. Leitura obrigatória para quem quer entender o conceito de marketing hacker criado pelo Hernani.
quinta-feira, 28.06.01
Já que comentei sobre o Mac Money, haggis e Escócia, mais uma vindo das highlands: Nessie, o Monstro do Lago Ness, não existe. Duvido.
quinta-feira, 28.06.01
Nando, eu concordo com o Zeldman. Acredito que a produção de conteúdo independente de qualidade - e até mesmo gratuito - não vai acabar tão cedo, estamos só no início da revolução. Se a maioria das pessoas é radicalmente contra o monopólio da indústria de software e a favor do software livre, por que não poderia ser o mesmo com a produção e propagação de conteúdo ?
quinta-feira, 28.06.01
Pronto, não precisa mais se preocupar: a Microsoft não vai mais incluir os Smart Tags no Windows XP e no Internet Explorer 6.0. Ainda bem.
quinta-feira, 28.06.01
O Cris Dias comentou comigo sobre a possibilidade do Patacôncio e do Mac Money serem a mesma pessoa - ops, o mesmo pato - em idiomas diferentes. Na verdade, eles são dois patos diferentes mesmo: nos originais em inglês, o Patacôncio se chama John D. Rockerduck e o Mac Money se chama Flintheart Glomgold. Ambos foram criados pelo Carl Barks, o mesmo que criou o Tio Patinhas e vários outros personagens. Acredito que o Mac Money seja um velho escocês que fez fortuna explorando pedras preciosas e petróleo na Africa (o Tio Patinhas começou engraxando sapatos e depois procurando ouro no Yukon/Alasca, e o Patacôncio herdou a fortuna do pai). Em uma história clássica chamada "Qual o mais rico do mundo ?" (publicada pela primeira vez no Brasil em 1956), o Mac Money se alimenta com um prato típico da Escócia chamado haggis e comenta com o Tio Patinhas sobre suas minas e jazidas no continente africano - eu tenho a revista "20 anos de Tio Patinhas no Brasil" com essa história, e ainda guardo o brinde: uma moedinha nº 1. Se não me engano o Mac Money mora em outra cidade, provavelmente Gansópolis, mas isso é só um chute meu. O Carl Barks desenhou o Patacôncio para apenas uma história em 1961, as demais aparições foram criadas por outros desenhistas da Disney.

De onde eu tirei isso ? Algumas coisas eu lembrei de cabeça, outros detalhes eu peguei no melhor site que existe sobre o assunto, o Disney Comics mailing list.
quarta-feira, 27.06.01
Para proteger seu site dos Smart Tags da Microsoft, adicione a seguinte linha na seção <head> do seu site:
<meta name="MSSmartTagsPreventParsing" content="true">.
quarta-feira, 27.06.01
Clarice, é isso aí mesmo: o complexo de Golgi agora se chama complexo golgiense. A nova Nomina Anatomica removeu todos os nomes próprios que existiam na nomenclatura anatômica. Trompa de Eustáquio virou tuba auditiva, as trompas de Falópio agora se chamam tubas uterinas, e por aí vai. Ocorreram também algumas mudanças que não entendi bem o motivo, como o antigo sistema digestivo que agora é sistema digestório...
quarta-feira, 27.06.01
Você se hospedaria em um Hotel McDonalds ? Será que o atendimento é igual ao da cadeia de restaurantes ? "Aceita nossa sugestão de quarto nº 1, senhor ?", "Café da manhã acompanha, senhor ?". E a bagunça, é próprio hóspede que arruma ?
quarta-feira, 27.06.01
Já é possível registrar domínios .biz e .info. Como eu já disse aqui uma vez, sou contra.
quarta-feira, 27.06.01
Isso sempre acontece: se alguém me pergunta "assistiu ao Jô Soares ontem ?", então é muito provável que o convidado tenha sido o Rogério Skylab. Sei lá eu o que faz as pessoas me associarem a ele. Deve ser por culpa do cabelo comprido (apesar do meu ser maior e mais escuro), ou por causa dos óculos, ou talvez me achem maluco como ele. Todos os meses o Concatenum.com recebe dezenas de acessos por pessoas que procuram por "skylab mp3" - ou seja, até online sou perseguido por essa maldição ! Ah, pra quem procurou "nome do jornal de Patópolis" e caiu aqui, fica a informação: o jornal líder de mercado e editado pelo Tio Patinhas se chama "A Patada" - onde eventualmente trabalham na redação o Donald e o Peninha - e o jornal concorrente editado pelo Mac Money se chama "A Patranha".

Update: O Duff me avisou que "A Patranha" pertence ao Patacôncio, e não ao Mac Money. Estou começando a achar que Patópolis tem bilionários demais...
terça-feira, 26.06.01
Meu carro está se desmontando. Mais uma vez parei na oficina hoje de manhã para identificar um barulho estranho, talvez fossem apenas as pastilhas de freio gastas. O problema era esse mesmo, mas como eu demorei dias para resolver - quase um mês, na verdade - acabou estragando os discos das rodas e uma tal "coifa da homocinética", além de um outro problema no sei-lá-o-que de óleo do freio. Lá se vão R$ 280,00. É engraçado que até o fim do ano passado ele não tinha nenhuma encrenca, tudo funcionava redondo, no que virou o ano começaram os problemas um atrás do outro. Preciso também trocar as palhetas limpadoras e uma lâmpada do farol que queimou, trocar o óleo do motor, do câmbio e o filtro de ar (a troca desses itens é normal, mas tinha que ser justo agora ?). Ainda tenho que colocar o borrachão do lado direito, consertar o pára-brisa trincado, mandar lavar os bancos... E olha que o carro é 1997, nem é tão velho assim. Tá na hora de trocar por um 2000.
terça-feira, 26.06.01
No sábado eu fui assistir "A Partilha". Exatamente como já tinham me falado, parecia que eu estava assistindo a uma novela das sete dentro do cinema. A história se desenvolve de forma linear e agradável para o espectador. Infelizmente são raros os roteiros nacionais que conseguem fazer uma boa comédia sem apelar para o riso fácil proporcionado por palavrões, sexo e confusões domésticas com gritarias, mas isso não tira a qualidade do filme. No domingo foi a vez de "Bicho de Sete Cabeças", um produção muito bem feita apesar das dificuldades. Todo mundo está elogiando a atuação do Rodrigo Santoro (que é muito boa mesmo), mas repare também nas feições da Cássia Kiss interpretando a mãe do Santoro (ela se preocupa com o filho mas é omissa) e no louco Ceará, vivido por Gero Camilo. Angustiante do começo ao fim e embalado por uma boa trilha sonora, o final deixa no ar uma sensação estranha de impunidade, desprezo e revolta. Vale a pena assistir.
segunda-feira, 25.06.01
A Lua deveria ser cromada. O reflexo na Terra seria bom para dirigir à noite e funcionaria também como um espelho para identificar possíveis ataques alienígenas a caminho do nosso planeta. :)
segunda-feira, 25.06.01
Em breve, será possível ter jogos do Atari em celulares e handhelds. Pena que o anúncio ainda não vale para quem usa PalmOS...
segunda-feira, 25.06.01
O Nemo Nox escreveu um excelente artigo sobre weblogs.
segunda-feira, 25.06.01
O legal dos desenhos animados é que sempre tem uma marreta ou uma bigorna por perto quando é preciso.
domingo, 24.06.01
Apague o game Campo Minado do seu computador ! Segundo um italiano que lidera o movimento, o jogo é ofensivo para as vítimas das minas, um recurso muito usado nas guerras civis da África que mutila e mata milhares de pessoas todos os anos. Como alternativa, ele sugere um jogo chamado "Winflower" com a mesma mecânica do Campo Minado, mas as minas são substituídas por flores. Se for para levar ao pé da letra, no mínimo 90% dos jogos devem ser banidos - jogos de tiro que incitam violência, jogos de corrida que estimulam direção perigosa...
sábado, 23.06.01
Vários games simpáticos em Flash podem ser jogados online no GlobZ.net: destaque para o Food Frenzy (onde cada personagem deve receber o alimento correto) e principalmente para o Zebug2000, onde você é um programador que deve acabar com os bugs do sistema com tapas e inseticida !
sexta-feira, 22.06.01
Concordo com o Caio César, revoltado com a fonte Times New Roman: "Não vou ficar tentando entender serifas num monitor de raios catódicos".
sexta-feira, 22.06.01
Quase sempre que uma empresa pontocom encerra suas atividades, seu website permanece com uma mensagem de despedida por alguns dias e depois desaparece por completo. Foi assim com vários sites bem conhecidos, como Pets.com, eToys, Go.com, PathFinder, Kozmo.com, Living.com e tantos outros. O site GhostSites - The Museum of e-Failure - faz a captura e arquivamento dessas últimas imagens antes das empresas fecharem de vez as suas portas (reais e virtuais). São as lápides da Nova Economia.
sexta-feira, 22.06.01
Um inglês transformou o interior da sua casa em uma réplica da nave Enterprise, da série "Star Trek".
sexta-feira, 22.06.01
Perdeu a caixinha ou o encarte do CD ? O site paper cd case resolve o problema. É um serviço online gratuito muito legal onde você escreve os dados do CD (nome do artista, nome do álbum, nomes das músicas) e ele gera on-the-fly um PDF para ser impresso e dobrado como um origami para abrigar o CD ! Também dá para imprimir capas e contracapas para as caixinhas de acrílico, se for o caso. No modo avançado é possível escrever um texto adicional e até mesmo endereços de remetente e destinatário para remessas pelo correio. Parabéns para os estudantes de Engenharia de Software e Hardware da Universidade do Michigan, que desenvolveram o projeto.
quinta-feira, 21.06.01
Recebi um e-mail avisando que o Blue Man Group (que aparece no comercial da Intel) utiliza a plataforma Apple nos seus shows. Irônico, não ?
quinta-feira, 21.06.01
Precisei fazer um update no Shockwave Player no meu computador de casa hoje. Nunca vi uma coisa tão complicada: primeiro, uma mensagem de alerta me mandou para o site de download do software. Cliquei em OK para instalar e ele baixou alguma coisa que em seguida me redirecionou para outra página dentro do mesmo site, e baixou outro componente da instalação. Terminado o segundo download, ele fechou automaticamente todas as minhas instâncias do navegador (mal-educado !) e abriu o software de instalação. Mandei instalar e no final do processo ele abriu o navegador de volta no site da Shockwave, desta vez em uma outra página que pedia um pré-cadastro e mais um download ! A essa altura eu já estava cheio disso tudo, mas deixei prosseguir. Pelo menos o resultado final foi bom: consegui executar o Desktop Theremin, indicado pelo Jean Boëchat.
quinta-feira, 21.06.01
Esses dias eu me deparei com um problema no Windows que eu nunca tinha visto: todas as fontes de um computador pararam de funcionar. Arial, Verdana, Times New Roman, Courier New, Tahoma, Arial Black - nenhuma aparecia corretamente na tela, e foram substituídas automaticamente pelo sistema por uma fonte estranha. As letras acentuadas se transformavam em pontos ou em quadrados. Tentei reinstalar as fontes mas isso não resolveu. Na ânsia de acabar logo com o problema, eu anotei a dica que encontrei na Internet mas não anotei a URL. Vou comentar a solução aqui para servir de referência futura :)

1. Procure pelo arquivo ttfCache no diretório C:\Windows e apague-o. Se o problema estiver ocorrendo nos ícones também, apague o arquivo ShellIconCache no mesmo diretório.
2. Não resolveu ? Então o arquivo comctl32.dll (no diretório C:\Windows) deve estar danificado. Substitua este arquivo com o espelho dele, que está em C:\Windows\Sysbckup.
3. Ainda não resolveu ? Copie o arquivo comctl32.dll de um outro computador (por segurança, com a mesma versão do Windows) e copie-o para o seu diretório C:\Windows. Mas atenção: este passo só pode ser feito com o Windows fechado. Crie um disquete de boot, copie o arquivo DLL para ele, inicialize o computador com o disquete no drive e depois copie o arquivo DLL do disquete para o diretório C:\Windows.

Por via das dúvidas, dê um boot no computador ao final de cada passo. O chato é que é bem provável que todos os documentos que você abriu quando o computador estava com o problema estejam irremediavelmente perdidos agora.
quinta-feira, 21.06.01
Concatenum.com na mídia: um pequena menção hoje no jornal A Tarde, de Salvador/BA. Me chamaram de pioneiro ! :))
quarta-feira, 20.06.01
Gostei desse assembler.org, um site experimental de DHTML. O slogan do site também é bacana: "making art with machine code".
quarta-feira, 20.06.01
Uma coisa que eu não agüento mais ouvir de pessoas que trabalham em empresas pontocom, sejam eles clientes ou amigos: aquela velha história de que trabalham demais por culpa do "break-even", que "quem trabalha com Internet precisa ter um ritmo mais rápido do que os outros". Me desculpe, mas isso é história pra boi dormir. Já trabalhei em vários lugares e em praticamente todos sempre existiu um ritmo produtivo ágil. Se você trabalha com Internet e acha que o ritmo é mais intenso, então você tinha algum cabide de emprego como funcionário público. Outra coisa chata é aquele papo "tudo na empresa muda muito depressa, uma coisa é de um jeito de manhã, de tarde é de outro jeito". Pra mim essas mudanças "pra ontem urgente urgentíssimo" são um indício de desorganização e falta de planejamento.
quarta-feira, 20.06.01
Valeu pelo link do Blue Man Group, Edney ! Eu já sabia que os "blue guys" da Intel são uma banda de verdade, mas como eu não sabia o nome deles ficou meio difícil para encontrar alguma referência online...
quarta-feira, 20.06.01
É engraçado que todo mundo odeia o Bill Gates, dizem que ele representa todos os males do mundo, mas ninguém jamais comenta as benfeitorias sociais que ele promove. Outro dia ele doou US$ 70 milhões para pesquisa de uma vacina contra meningite, hoje ele doou mais US$ 100 milhões para a luta contra a AIDS. Há um bom tempo ele promove doações milionárias pela sua fundação. Já sei, alguém vai me dizer que é alguma tática ilícita da Microsoft para ela continuar com seu monopólio ! :)
terça-feira, 19.06.01
Agora que eu percebi: preciso sair do luto, enfiar a mão no bolso e comprar logo uma stylus nova para o meu Palm.
terça-feira, 19.06.01
Depois de uma semana de tentativas, não consegui colocar o Conectiva Linux da minha estação na rede. Parece que o kernel não está aceitando o arquivo ne2k-pci.c, que controla a placa de rede. Ainda bem que o Windows Me está funcionando perfeito...
terça-feira, 19.06.01
Principalmente no Oceano Pacífico, ainda são comuns os ataques de navios piratas.
terça-feira, 19.06.01
Até ladrões e receptadores de produtos roubados estão tirando vantagens com o e-commerce !
terça-feira, 19.06.01
Acho bacana quando o Sérgio Faria (do Catarro Verde) se refere ao Concatenum.com por um apelido mais curto e simpático: Conca ! :)
terça-feira, 19.06.01
Fui assistir "Alguém Como Você". Descartável.
segunda-feira, 18.06.01
Ontem eu fui ao Museu de Arte Brasileira da Faap para ver a exposição "A Arte Egípcia no Tempo dos Faraós", que está apresentando peças vindas do Museu do Louvre. A exposição é bacana, mas a organização não é muito boa. Desconsidere a longa fila de entrada e o grande número de visitantes se acotovelando para ler as indicações das peças, pois isso é inevitável em um evento gratuito e sem controle de visitantes. A exposição se divide em três partes: uma réplica da modesta tumba de Sennedjen II (que não era um faraó), uma exposição de vídeos sobre a arte egípcia e uma exposição de peças arqueológicas. É impossível observar as pinturas da tumba com calma, pois os visitantes seguem uma fila indiana e não há nenhuma filipeta que auxilie na identificação dos hieróglifos e seus significados; essas observações estão disponíveis apenas em quadros nas laterais do salão e estão sempre rodeados com dezenas de visitantes, tentando ler alguma coisa. Para os vídeos, o problema é semelhante: não há nenhuma indicação de quais são os horários das sessões, então parece que o filme está sempre na metade. Há também uma sala com videogames sobre a cultura egípcia, mas seria bem mais proveitoso (e lucrativo) se a organização vendesse CD-ROMs do jogo. Obviamente, as peças arqueológicas são o ponto alto da exposição. Vale a pena reparar no quão detalhistas os egípcios eram nas suas esculturas, e na perfeição dos entalhes hieroglíficos na rocha. Passei por todas elas sempre calculando a idade das peças (em média, 4000 anos !). Gostei muito do passeio, mas sinto que não consegui absorver metade do conhecimento que ele poderia proporcionar.
segunda-feira, 18.06.01
Se um cão morde alguém, isso não serve como notícia. Se alguém morde um um cão, isso sim é notícia !
segunda-feira, 18.06.01
Sempre gosto muito de um filme quando: 1. possui narrador em primeira pessoa; 2. a história é ambientada na década de 1960 e/ou início da década de 1970; 3. a história evolui através do tempo, se desenrolando por vinte, trinta anos. O filme "Profissão de Risco" possui estes três elementos, mais o atrativo de ser baseado em fatos reais. Até o final o filme, pensei como o diretor queria: que o traficante George Jung era vítima da traição de todos e ele não era um cara malvado; usava astúcia ao invés de armas, adorava seu pai e sua filha, queria viver longe do tráfico. Mas em seguida me toquei que o cara teve o que mereceu, afinal era um criminoso sócio de Pablo Escobar (o Nemo Nox fez o mesmo comentário). Na minha opinião, "Profissão de Risco" apresentou melhor o submundo das drogas do que o filme "Traffic", que no final deixou a impressão de que é impossível vencer a guerra do tráfico. Repare na maquiagem perfeita que transforma o Ray Liotta no decorrer dos anos, assim como a do Johnny Depp. Algumas entrevistas feitas na prisão com o verdadeiro George Jung estão disponíveis no site oficial.
sexta-feira, 15.06.01
Já faz algum tempo que ouço falar sobre um instrumento musical chamado "theremin", e nunca tive idéia do que era. Não sabia nem se o instrumento é de sopro, corda ou percussão. Resolvi pesquisar e fiquei surpreso com o que encontrei - não é nenhum dos três ! É uma caixa eletrônica e para tocá-la basta aproximar as mãos das duas antenas que ela possui; conforme a aproximação e os movimentos das mãos, é possível controlar a tonalidade e o volume do som, sempre sem encostar nas antenas. O resultado é bacana, parece a sonoplastia de filmes antigos de ficção científica. Também lembra o som de um serrote musical (sim, isso existe).
sexta-feira, 15.06.01
Neste mês um programa "The Tonight Show" (do Jay Leno) será gravado às escuras e gastando o mínimo possível de energia elétrica, devido ao racionamento da California/EUA. A gravação de um programa desses gasta a energia equivalente a um mês de consumo de uma família típica americana.
quinta-feira, 14.06.01
Os Smart Tags estão gerando uma revolta online: alguns weblogs estão propondo o "Microsoft-Free Fridays", uma pequena configuração nos sites para que nas sextas-feiras eles não possam ser abertos por navegadores Microsoft Internet Explorer. Alguns mais exaltados estão querendo até barrar qualquer navegador que utilize a plataforma Windows. É engraçada a postura de alguns "ativistas anti-Microsoft": eles defendem, acima de tudo, a liberdade do usuário para escolher uma plataforma operacional sem ser obrigado a se submeter ao monopólio da Microsoft, o que acho louvável; mas e se no meu livre arbítrio eu escolhi utilizar o Windows e o Internet Explorer para navegar na Internet, eles tem o direito de me privar o acesso ao site ? Eles querem liberdade de escolha mas pregam a censura ? Acho que não é por aí que se chegará a um consenso.
quinta-feira, 14.06.01
Nesta notícia sobre um leilão de automóveis famosos (entre eles o batmóvel do filme "Batman Returns") tem um erro: o "General Lee", automóvel dos "Dukes of Hazzard" não era um Dodge Challenger 1968, este modelo foi fabricado somente entre 1970 e 1974. O modelo usado no seriado era um Dodge Charger R/T 1969. E isso faz alguma diferença ? Pra mim sim, afinal sou fã da série e fã do carro !
quarta-feira, 13.06.01
Regras oficiais do tênis de mesa. Eu precisava desse link há uns nove anos, quando eu matava aulas no colegial para jogar pingue-pongue na sala de recreação. O Edney deve se lembrar disso. :)
quarta-feira, 13.06.01
Não entendi nada deste site: wwwwwwwww.jodi.org. A medida que você vai clicando, mais confuso fica. Arte moderna digital ? Excesso de tempo livre ? Mensagem enigmática no estilo Toynbee ? Nada ?
quarta-feira, 13.06.01
Se no ano passado já diziam que o WAP estava morto, agora finalmente deram o golpe de misericórdia. Ainda bem que quando eu troquei de celular não me rendi à insistência do vendedor para me vender um aparelho com este recurso. É claro que isso não significa o fim da Internet móvel, pelo contrário: significa que um novo padrão está sendo criado, com mais velocidade, segurança e possibilidades de serviços. Sem dúvida é um avanço, mas a pressa em colocar o WAP disponível no mercado acabou prejudicando a imagem da Internet móvel. Será que os usuários que trocaram de aparelho pela "wapmania" vão se dispor a trocar novamente ? Vão querer pagar mais caro para serem cobaias da tecnologia outra vez ? Acredito no sucesso do novo protocolo, mas acho que sua aceitação pelo público vai ser bem mais lenta do que foi com o WAP.
quarta-feira, 13.06.01
Hoje eu tive um flashback dos tempos de BBS e acabei reencontrando a Barata Elétrica, um sensacional e-zine de tecnologia com periodicidade irregular. Todas as 24 edições lançadas até hoje estão disponíveis online.
terça-feira, 12.06.01
Me perguntaram o motivo que me fez instalar o Conectiva Linux 4.0 ao invés do 6.0, e também por que escolhi esta distribuição ao invés do Red Hat, Mandrake, Debian, SuSe, Caldera ou Corel: Simples: é que eu tenho o Conectiva 4.0 em CD, o que tornou essa escolha muito mais prática ! A idéia é botar pra funcionar esse mesmo e fazer um upgrade para o 6.0, e depois estudar uma eventual mudança de distribuição. Mas como eu vejo muitos elogios à Conectiva, é bem provável que eu continue com eles, incentivando a indústria brasileira.
terça-feira, 12.06.01
A Flávia encontrou o domínio timothymcveigh.com à venda por US$ 25,000.00 ! O cara ainda teve a audácia de registrar o .net também. Um outro ciber-posseiro registrou o .org. O mais esperto registrou o .tv, talvez acreditando que a execução tivesse transmissão pública.
terça-feira, 12.06.01
O Bricabraque desligou a coluna do meio em virtude do apagão. :) Justo a que eu lia ! Espero que ele não desligue a coluna da direita agora ! Falando em apagão, parece que todo mundo está perdendo o bom senso quando se fala no racionamento de energia elétrica. Ontem me perguntaram se podia desligar o no-break para economizar durante a noite !
terça-feira, 12.06.01
Mais uma vez, Concatenum.com na mídia: Hipermídia, do Globo.com. Mais uma vez, publicaram uma informação incorreta. o Controle Remoto possui mais de 300 weblogs, e não apenas 80; trezentos. É inacreditável como muitos jornalistas não conferem as informações das matérias antes de publicá-las.
segunda-feira, 11.06.01
Levou um dia inteiro, mas parece que valeu: formatei a minha estação no escritório, instalei o Windows Me na primeira partição e o Conectiva Linux 4.0 na segunda partição. Ainda não configurei nada no Linux, mas percebi que o manual passo-a-passo de instalação não segue exatamente o que acontece na tela. Enfim, cadê o Gnome ? E o Enlightenment ? No manual da Conectiva diz que eles se instalam automaticamente... mas só instalou o KDE, o afterSTEP e mais uns outros... Apesar de conhecer bem a operação de sistemas Linux / Unix através das linhas de comando, acho que vou apanhar bastante até ter uma boa mobilidade no sistema gráfico, mas parece que vai ser divertido. Ah, o Windows Me vai bem, obrigado. Muito mais rápido (principalmente o Internet Explorer) e nenhum GPF.
segunda-feira, 11.06.01
Por mais "justa" que possa ser a execução do Timothy McVeigh, é terrível ver como foram seus minutos finais. No lugar de suas últimas palavras, ele escolheu um poema chamado "Invictus".
segunda-feira, 11.06.01
Três vezes Kuerten !

domingo, 10.06.01
O que é pior: ser obrigado pelo Governo Federal a economizar energia elétrica, ou agüentar todos ao seu redor reparando e criticando quanta energia você gasta ? No meu caso é a segunda, sem sombra de dúvida.
domingo, 10.06.01
Boa frase do Ev.: "But I figured hey, it's Friday, time to party. Now it's Saturday morning. Time to sleep."
domingo, 10.06.01
Preciso começar a usar Internet Banking - traduzindo, preciso mudar para um banco que tenha um Internet Banking decente e confiável. Na quarta-feira peguei uma fila monstruosa na agência para pagar impostos e algumas contas. Ontem, meu Palm deu um péssimo alarme: dia de pagar o seguro do carro (que eu esqueci de pagar na quarta-feira) e lá vou eu para mais uma fila irritante. Hoje de manhã, descobri que esqueci de pagar uma outra conta, que está vencida há dias. Também preciso aprender a programar meus pagamentos.
sexta-feira, 08.06.01
Hoje aconteceu a coisa mais improvável do mundo no escritório: uma permissão para instalar o Linux no meu computador ! Na segunda-feira começo a "mudança": vou particionar o HD em dois e instalar o Conectiva Linux e o Windows Me. Para algumas coisas o uso do Windows ainda é imprescindível, mas para a maioria das atividades posso usar o Linux numa boa. Chega de boots desnecessários ! Chega de ScanDisks demorados e inúteis ! Chega de GPFs e travamentos a cada quinze minutos !
sexta-feira, 08.06.01
Pretende ter filhos um dia ? Então vai lendo as sugestões do Zamorim sobre como criar os pimpolhos.
sexta-feira, 08.06.01
Legal ! Uma webcam no topo do Empire State Building !
sexta-feira, 08.06.01
Apesar de eu estar animado para fazer um monte de coisas (sejam pessoais ou profissionais), quase todo dia bate uma preguiça, um pouco de desânimo, uma vontade de não fazer absolutamente nada. Não é a primeira vez que isso acontece comigo, até batizei de "Síndrome do Meio do Ano". O que me incomoda mais, no meu caso, é que eu tento fazer tudo o que quero (aprender coisas novas, desenvolver um novo projeto no trabalho, escrever mais aqui no Concatenum.com, criar projetos paralelos ao trabalho) e acabo ficando extremamente cansado, o tempo todo. E cada vez mais durmo menos horas, às vezes por ansiedade pelo dia seguinte, e às vezes por não querer que as atividades do dia acabem. Ainda bem que nos finais de semana eu consigo me desligar um pouco.
sexta-feira, 08.06.01
Sobre a encrenca que eu me meti ontem ? Pois é, o assunto da reunião com o cliente era outra coisa que não tinha muito a ver com a minha área, e o relatório que eu fiz sequer foi necessário. Compareci só para tomar uma água e um cafézinho. A vida continua.
quinta-feira, 07.06.01
Quando dá algum GPF no meu computador, eu nem me importo mais: arrasto a janela com a mensagem de erro para fora da tela e continuo trabalhando normalmente. Agora mesmo estou publicando aqui com um aviso de erro no KERNEL32.DLL ali do lado.
quinta-feira, 07.06.01
Ano passado houve um recall de pneus Firestone nos EUA por suspeita de serem os culpados em uma série de capotamentos de veículos. O que eu não sabia é que todos os veículos acidentados são do modelo Ford Explorer. Fica a dúvida: o problema é da Firestone ou da Ford ?
quarta-feira, 06.06.01
Intrigante isso: quase sempre que eu me inscrevo em uma lista de discussão, não importa o assunto, acabo encontrando as mesmas pessoas.
quarta-feira, 06.06.01
Eu não sabia que existe uma briga entre usuários geeks de vi e emacs ! Geralmente eu costumo usar o ee. Já tentei usar o vi, mas a usabilidade dele é nota zero. Tenho um guia de referência com 15 páginas com todos os comandos e achei complicado demais para usar no dia a dia, mas é o melhor editor de textos que existe para o ambiente Unix.
quarta-feira, 06.06.01
Preciso aprender a não mexer em em ninho de vespas. O negócio estava quieto, tudo nos conformes, e andando muito bem sem a minha presença. Foi só eu me meter a fazer uma perguntinha simples e pronto, armou-se a confusão: agora tenho que fazer um relatório pra amanhã com uma descrição completa do projeto e ainda participar de uma reunião com o cliente. Imagine agora o tamanho do meu sorriso.
quarta-feira, 06.06.01
Bernardo está de volta !
quarta-feira, 06.06.01
Que Outono é esse que beira os 30 graus ?
quarta-feira, 06.06.01
Uma boa dica para tentar destravar o computador nos momentos de pane: uma sessão de espancamento !
terça-feira, 05.06.01
Aproveitando uma promoção do Cinemark, fui ao Hopi Hari ontem para ser chacoalhado, rodopiado, arremessado, acelerado e lançado bem alto. Primeiro dei uma volta pelo parque para conhecer os brinquedos e escolher em quais eu seria torturado pelos efeitos da velocidade e da gravidade. Apesar das longas filas que levavam em média 50 minutos, consegui brincar em todos os escolhidos. Comecei devagar pelo "Simulákron", um daqueles simuladores de realidade virtual. Gostei muito da apresentação, pena que no final apareceu um "© 1994" - ou seja, já existe coisa muito melhor para se ver. Para evitar surpresas, em seguida fui ao "Vulaviking" (um barco viking) para me adaptar ao sacolejo e ao "Crazy Wagon", que é como se fosse o barco viking de lado, mas que gira os 360 graus (pensando bem, não tem nada a ver com o barco viking, ora bolas). Seja como for, nada que me virasse de cabeça para baixo logo de cara.

Depois de uma parada para forrar de leve o estômago, fui ao "Ghosti Hotel", (afinal o trem-fantasma é o clássico dos parques de diversões, perdendo apenas para a montanha-russa), mas foi bem aquém do que eu esperava. Em seguida fui ao "Vurang", uma montanha-russa no escuro que foi uma das atrações mais divertidas que brinquei. Saí dali direto para 1:15h de fila para a "Montezum", a principal atração do parque. É a 5º maior montanha-russa de madeira do mundo, uma informação que não me inspirou muita tranqüilidade. E ela é muito, muito rápida. Fiquei com o maxilar doendo de tanta força que fiz cerrando os dentes de pavor, mas foi bem legal. Ah, aquela história de que a montanha-russa passa por baixo da estrada é balela. Na verdade, ela passa duas vezes por baixo de um acesso do parque à estrada.

Como última atração (já anoitecendo), fui ao "Katapul", um trem que percorre uma linha reta com um looping no meio, voltando o mesmo looping de costas. Para amenizar o efeito da aceleração brusca na partida, os operadores do brinquedo avisavam: "fique com a cabeça encostada no apoio". Durante o percurso senti um pouco de dor-de-cabeça, que passou quando o trem parou. Depois do looping de costas, eu tinha quase certeza que o trem continuava de cabeça para baixo, foi estranho. Esse brinquedo exigiu muita coragem de todos, pois durante o tempo que fiquei na fila aconteceram três paradas técnicas. Não, não fui no "La Tour Eiffel", nem no "Ekatomb", nem no "Evolution", nem no "Hadikali". Definitivamente não são brinquedos, e sim instrumentos de tortura.

A verdadeira aventura estava para o final: com o corpo todo quebrado, eu ainda tinha que dirigir de volta à noite pela Rodovia dos Bandeirantes por quase uma hora até chegar em casa. Ainda bem que a rodovia é bem conservada e iluminada (apesar dos tempos de apagão). No geral o passeio foi bem legal, mas é um pouco caro. Foi vantajoso para mim, pois o ingresso foi de graça e meus amigos pagaram o pedágio e o estacionamento, ficando a meu cargo a gasolina. Tem também os custos de alimentação e os preços são bem altos, mesmo que você não exagere para evitar complicações desagradáveis nos rodopios dos brinquedos. Enfim, valeu.
segunda-feira, 04.06.01
Sofrível a menção ao Concatenum.com no caderno Maga.zine, do jornal "O Estado de São Paulo". Publicaram o link quebrado para a página errada e com informação desatualizada. Aliás, é bem comum o Estadão publicar links errados ou quebrados nas suas indicações de websites. Corrigindo o artigo, o Controle Remoto tem mais de 300 weblogs; onde eles dizem que são apenas 80 significa, ao meu ver, que o Estadão copiou o trecho do jornal "O Povo" (publicado em janeiro/2001) sem verificar se os dados permaneciam idênticos.
segunda-feira, 04.06.01
Neste último final de semana estive fora de casa por mais de 24 horas duas vezes - de sexta para sábado e de sábado para domingo. Quando isso acontecia com freqüência até uns dois ou três anos atrás eu nem reparava. Acho que estou ficando mais caseiro ultimamente.
segunda-feira, 04.06.01
Sensacional.

segunda-feira, 04.06.01
Ontem eu fui assistir "Miss Simpatia". Pois é, o filme é só isso aí mesmo: simpático.
sábado, 02.06.01
Em 1994, o Kazi (do weblog Hana-Bi) fez uma entrevista sensacional com o mestre Laerte. Um exemplo do dinamismo do cara: não tem essa de parar e sentar na prancheta para criar uma tira; a todo e qualquer momento aparece uma idéia na cabeça (qualquer semelhança com um weblog é mera coincidência !)
Kazi: Como é o seu método de criação? Laerte: Ahn… Kazi: Inexiste? Laerte: Não, certamente existe, mas eu não sei te dizer "é assim." Geralmente eu parto de alguma coisa que está me excitando a cabeça, ou é uma cena, ou é uma circunstância, isso quando eu não tenho que fazer uma coisa obrigatória. Tem que sair uma tira e eu estou em branco, aí sai qualquer troço. Kazi: Quanto você está à frente das tiras? Uma semana? Mais? Laerte: Zero. Kazi: Zero?! Você faz uma por dia? Laerte: Não [risos], eu tenho umas duas ou três. Agora, eu gosto muito de ler histórias, e às vezes eu faço histórias a partir de outras obras. (...) Kazi: É no momento em que você está lendo que você vai criando? Laerte: Já vai pintando coisas, certamente.
sexta-feira, 01.06.01
Ontem à noite eu saí por último do escritório. Tranquei tudo, esperei o elevador demorado para descer, entrei no carro, virei a chave. Onde estava o meu celular ? Na tomada lá em cima, acabando de carregar a bateria. Desliguei o carro, esperei o elevador demorado para subir, destranquei tudo, peguei o celular. De volta ao passo 1. Hoje vou prestar mais atenção na hora de ir embora.
sexta-feira, 01.06.01
Duas pessoas no escritório abriram mão de usar um Microsoft Keyboard. Antes que se arrependam, já me apossei dele e conectei em um dos servidores. Eu uso este tipo de teclado há uns dois anos na minha estação, acho muito mais confortável que o teclado convencional.
sexta-feira, 01.06.01
No último "apagão" do Blog*Spot (que tirou do ar por quase cinco dias boa parte dos weblogs brasileiros), sobrou encrenca até para serviço de emergência 911 da Bay Area.
sexta-feira, 01.06.01
O ilustre Nemo Nox me mandou um breve e-mail com uma observação sobre minhas meias com "bocal". Pensando melhor agora, realmente não faz o menor sentido uma meia ter bocal. Dei uma olhada no Michaelis e vi que bocal significa "abertura de cano, tubo, castiçal, frasco, poço, vaso etc.". Como a meia é um tubo de pano, acredito que deve se chamar bocal mesmo; mas, ao mesmo tempo, acho que as meias são coisas muito simples para serem divididas em partes (bocal, cano, calcanhar, corpo, biqueira). Seja como for, eu me referia ao elástico que prende a meia na tíbia (mais conhecida como "canela"). Percebi agora que o par que estou vestindo/calçando hoje também está afrouxando nas canelas. O que é isso, uma rebelião ? Preciso providenciar novas meias urgentemente. Ainda bem que todas são pretas (para trabalhar) e brancas, pois nada é mais deprimente do que uma meia colorida frouxa, principalmente as cinzas. Nemo, só você mesmo pra me fazer divagar sobre isso !
sexta-feira, 01.06.01