O iBest concluiu hoje uma jogada de gênio do mal, engendrada há anos. Primeiro, criou um prêmio de valor e transparência discutíveis e nomeou como "Oscar da Internet Brasileira". Não investiu um centavo em publicidade, uma vez que praticamente todos os sites nacionais possuiam seu logotipo na capa, com a intenção de angariar votos para o tal prêmio. Agora esfaqueia as costas de seus maiores participantes e entra na carteira de sites de um novo portal. O resultado é óbvio: debandada geral dos portais participantes do prêmio, uma vez que não faz sentido participar da promoção de um concorrente.

Em sua defesa, o presidente do iBest disse: "é natural que os portais fiquem preocupados com a entrada de um competidor de grande porte". Pronto, se o sujeito já tinha o ego inflado antes, imagine agora ! Diz também que a partir do ano que vem irão incentivar as iniciativas de menor porte. Essa declaração é ridícula por dois motivos: primeiro, só estão fazendo isso agora que os grandes saíram, pois antes era uma premiação de webcomadres. Segundo, se o prêmio é um "Oscar", então não tem que aliviar para ninguém: ganha o melhor ! Seria o mesmo que tirar o Sean Connery da competição pelo Oscar de Melhor Ator só para dar a chance para um novato. Mas como o iBest nunca foi nenhum modelo de transparência (nem a Academia de Hollywood, mas isso é outra história), não faz a menor diferença se os grandes portais estão participando ou não.

É por essas e outras que afirmei aqui há algum tempo, e agora repito: o Concatenum.com não está participando do iBest.
sexta-feira, 30.11.01
É isso que dá a falta de tempo e dedicação para algumas idéias. Há um ano e meio comecei a criar um novo serviço para a Internet sem fins lucrativos, apenas por diversão. Acabei deixando tudo pela metade, sem muita motivação para concluí-lo. Agora já vi uns cinco serviços similares online por aí, com destaque em vários portais. Da próxima vez (se houver uma), já aprendi a lição.
sexta-feira, 30.11.01
Toda vez que preciso dar um comando "find" em um dos servidores Unix meu coração dispara. O barulho que o HD faz procurando nos arquivos é assustador, mesmo sendo SCSI ! Parece que o computador vai explodir a qualquer instante. O pior nem é quando eu dou o comando aqui, pois na hora eu me toco que fui eu que proporcionei o barulho ;) Ruim mesmo é quando algum outro usuário faz a mesma coisa sem eu saber. Como a minha estação é do lado dos servidores, quase caio da cadeira.
sexta-feira, 30.11.01
sexta-feira, 30.11.01
Perdemos George Harrison para o câncer. Mal posso acreditar na morte de mais um Beatle, apesar de sua condição clínica eu poderia jurar que tudo não passava de um boato. "My Sweet Lord" mudou completamente de sentido agora e eu preferia do jeito que era antes. Mas talvez tenha sido melhor para ele assim, não ? Pelo menos ele viu que o seu trabalho atravessou o século de forma irretocável, pena que o John Lennon não pode ter a mesma visão grandiosa. Uma coisa que acho estranha é essa de todo mundo falar "ex-Beatle". Oras, quem disse que George era um ex-Beatle ? Para mim, ex-Beatles são Pete Best e Stuart Sutcliffe. John, Paul, George e Ringo serão sempre Beatles. Para quem não conhece, algumas músicas compostas pelo George Harrison (em streaming - requer Real Audio instalado):
  • My Sweet Lord
  • While My Guitar Gently Weeps
  • Here Comes The Sun
  • Give Me Love, Give Me Peace On Earth
  • Got My Mind Set On You

  • Lembro que um há algum tempo um membro de uma dessas bandas pop britânicas - acho que era o Oasis - disse que eles eram maiores e mais famosos que os Beatles, numa declaração bem patética. Quero ver se daqui a 40 anos alguém vai se lembrar dele, ou se a banda do regimento do Palácio de Buckingham vai tocar várias de suas músicas, dentre vários outros méritos do Fab Four.
    sexta-feira, 30.11.01
    Tenho um terreno na Lua para lhe vender.
    quinta-feira, 29.11.01
    É só comigo ou o site da Secretaria da Receita Federal está fora do ar há uns três dias ?
    quinta-feira, 29.11.01
    É muito comum desenvolver alguma coisa que funcione perfeitamente no Microsoft Internet Explorer mas não tão bem no Netscape Navigator. Hoje aconteceu o inverso comigo: a aplicação roda perfeita no Netscape mas não há como corrigir no Explorer ! :(
    quinta-feira, 29.11.01
    De passo em passo, a Amazon.com caminha rumo aos lucros !
    quinta-feira, 29.11.01
    Millôr Fernandes 1 x 0 Dep. José Aldo Rebelo.
    quinta-feira, 29.11.01
    E hoje um cliente dos grandes me ligou pedindo alterações em um projeto e prazos de desenvolvimento - pra variar, pra ontem. Senti na entonação dele que ele estava querendo me provocar. Não sei a troco de quê, mas isso já aconteceu antes. Ia falando e falando, esperando eu mandar uma bola um pouco mais alta para ele encher o pé. Ah, mas agora comigo não. Já me vacinei contra essas coisas. Mandei a bola rasteirinha o tempo todo, e quando ela vinha um pouco mais alta eu a abaixava e a devolvia devagar, sempre rasteira e no meio, jamais nos cantos. No final tudo deu certo para as duas partes.
    quinta-feira, 29.11.01
    Nos EUA, o Dia de Ação de Graças é comemorado todos os anos na terceira quinta-feira de Novembro. No Brasil, comemora-se a mesma ocasião hoje, uma semana depois (última quinta-feira de Novembro).
    quinta-feira, 29.11.01
    Mesmo gostando de gravatas, eu usaria esta. Mais geek que isso não existe.
    quarta-feira, 28.11.01
    Quando foi que a Barnes & Noble comprou a Fatbrain ? Só percebi hoje !
    quarta-feira, 28.11.01
    Meu carro passou por duas manutenções recentes. No sábado eu finalmente tomei vergonha na cara e troquei o escapamento, que estava furado há meses. Ontem mandei fazer uma limpeza nos bicos injetores e uma nova regulagem na embreagem. Agora está macio como antes e um pouco mais econômico. Ficou evidente o barulho que o escapamento furado proporcionava: até então eu ouvia o rádio com as janelas fechadas e o volume no 22, agora abro uma pequena fresta na janela e o som é perfeitamente audível no volume 15.
    terça-feira, 27.11.01
    Quanto custa uma foto ?
    terça-feira, 27.11.01
    Fala-se de e-books pra lá e pra cá, mas nada se compara ao cheiro do papel de um livro novo. Acho que é justamente esse cheiro de novidade que mais me motiva a ler um livro.
    terça-feira, 27.11.01
    Removeyou.com. Não sei se acredito nisso ingenuamente ou se dou risada. Basta que você inscreva seu endereço de e-mail no site para que eles apaguem seus dados do cadastro dos spammers, reduzindo drasticamente o número de spams na sua caixa postal. Eu inscrevi um e-mail que tenho no Yahoo! que recebe quase 100 spams por dia, vamos ver o que vai acontecer.
    terça-feira, 27.11.01
    A Palm desistiu de manter o portal MyPalm. Também, quem é que gostaria de colocar suas informações altamente particulares (telefones, listas de tarefas, contatos, endereços, etc.) em um servidor online ? A idéia pode ter parecido boa no papel, mas na prática... Eu já utilizei este sistema algum tempo atrás, mas não me gostei de confiar meus dados lá. Enfim, um link leva a outro, e mais outro e acabei caindo aqui, um cemitério de handhelds - cuidado, contém cenas violentas ! Somente para corações fortes !
    terça-feira, 27.11.01
    294 e-mails para responder na conta pessoal, outro tanto desses na conta profissional.
    terça-feira, 27.11.01
    Consegui curar (ou quase) meu vício de Slime Volley Ball com outro jogo: Collapse. No site GameHouse existem outros jogos igualmente alienantes.
    terça-feira, 27.11.01
    Do Metafilter: "Hello World" (aquele programinha da primeira aula de programação de software) escrito em mais de 100 linguagens de programação. É interessante notar a diversidade das estruturas de código conforme a linguagem utilizada; por mais diferentes que sejam, o resultado é exatamente o mesmo.
    segunda-feira, 26.11.01
    Situações do cotidiano, parte 1: o cliente liga logo cedo para me falar pela vigésima sétima vez que o prazo de entrega do projeto é hoje. Ignorando todos os meus anos de estrada atendendo pessoas como ele, me pendurou no telefone para explicar a importância do site dele no cenário nacional e o que acarretaria caso o relançamento não fosse feito no prazo. Blá, blá, blá. Todo mundo acha que o seu próprio trabalho é o mais importante do mundo. Aproveitou a ligação para pedir alguns relatórios de desenvolvimento do projeto. Com toda a educação do mundo, expliquei o que me parecia óbvio: não dá para programar e fazer um relatório inútil ao mesmo tempo. Acho que ele entendeu.
    Situações do cotidiano, parte 2: correndo contra o relógio para concluir o tal projeto, me interrompem mais uma vez e perguntam "estou interrompendo alguma coisa ?" Com toda a sinceridade do mundo respondo "sim, está" e me torcem a cara. Oras, se não esperava por esta resposta, então por quê pergunta ?

    A propósito, o projeto foi entregue no prazo e nenhum animal foi ferido durante a produção.
    segunda-feira, 26.11.01
    Por acaso o UOL não sabe aproveitar todas as oportunidades do e-commerce ? Criaram uma área dedicada ao Harry Potter e na seção de livros não tem nenhum link para uma loja online que venda os livros !
    segunda-feira, 26.11.01
    Continue jogando as pedras. Estou construindo minha casa com elas.
    segunda-feira, 26.11.01
    O presidenciável Ciro Gomes está fazendo spam para divulgar seu novo site. Será que quando os políticos falam de ética, se referem também à netiqueta ?
    segunda-feira, 26.11.01
    "Eles (os internautas) não abandonam suas famílias e amigos por ficarem algum tempo usando o computador. Eles simplesmente vêem menos TV". Pois foi exatamente isso o que aconteceu comigo depois que instalei acesso por banda larga em casa.
    segunda-feira, 26.11.01
    Concatenum.com na mídia: Revista Troppo, encartada no jornal O Liberal, de Belém/PA.
    domingo, 25.11.01
    Completei uma semana de reeducação alimentar: apenas frutas, verduras, legumes, carne branca, alguns laticínios e o açúcar foi cortado para menos da metade. Ocorreram duas pequenas escapadas, mas elas estavam dentro dos planos. Se a balança estava realmente correta - o que eu não tenho tanta certeza - perdi dois quilos.
    domingo, 25.11.01
    Usuário de banda larga passa o triplo do tempo na Internet. Da minha parte, eu discordo. A única coisa que mudou é que estou assistindo bem menos à televisão, de resto está tudo igual. Talvez seja por estar acostumado ao acesso por frame relay há quatro anos.
    sexta-feira, 23.11.01
    Laerte é dez.
    sexta-feira, 23.11.01

    O Papa João Paulo II envia o seu primeiro e-mail. É impressão minha ou logo a primeira mensagem foi com um arquivo anexo de 120 páginas para dezenas de destinatários ? Santo Spam ! Pensei que o primeiro e-mail dele fosse algo como "pessoal, este é o meu novo e-mail: pope@vatican.va" ! ;-)
    sexta-feira, 23.11.01
    Concatenum.com S/C Ltda. completa hoje dois anos de atividades, e sempre operando "no azul" apesar da alta carga tributária. Em comemoração, renovei o domínio .com. A renovação do .com.br fica para a comemoração de dois anos de site, no ano que vem.
    quinta-feira, 22.11.01
    É ótimo trabalhar exatamente naquilo que você gosta. Não me refiro só ao ramo de atividade ou setor de mercado: o legal é trabalhar no melhor projeto que há dentro das duas coisas.
    quinta-feira, 22.11.01
    O site da NASDAQ colocou no ar uma nova área chamada "Sector Ratings", onde são listados os melhores setores de mercado para se investir. Atualmente, em melhor condição de investimento, estão os seguintes setores (você mesmo traduz, ok ?): Telephone Syst/Serv, Pharmaceutical, Household Products, Medical-Biotech (com essa onda de Anthrax...), Precious Metals, Tobacco, Beverage, Hlthcare Providers. Também estão em boa condição: Airline (será ?), Chemicals (mais Anthrax...), Steel (devido à guerra ?), Comp-Software (yeah !), Automobile, Banks, Aerospace, Securities, Oilfield Services. É melhor tomar cuidado se for pensar em investir nestes setores: Machinery-Const., Casino, Comp Sys & Perphrls, Retail Apparel, Retail-Broadline, Semiconductor, Telecom Eq., Comp-Networking. E o pior setor de todos: Internet !
    quarta-feira, 21.11.01
    Zigmeister dá a dica para o ace no Slime Volley Ball: "trazer a bola devagarinho e cortar quando passou um pouco da metade". Funciona ! Depois de dezenas de tentativas, consegui fazer dois aces.
    quarta-feira, 21.11.01
    Conforme combinado por e-mail, o Submarino foi até a minha casa e trocou o livro defeituoso do Harry Potter. Vamos ver se todos ao meu redor param de falar "viu como comprar pela Internet só causa problemas ?". Oras, já comprei pela Internet um sem número de vezes e sim, tive alguns problemas; mas também já comprei "in loco" e também tive problemas ! Além do mais, nem se pode culpar o Submarino pelo defeito no livro, e sim a gráfica que o imprimiu; pensei que isso fosse óbvio à maioria das pessoas, mas infelizmente não é. Seja como for, agora tudo está resolvido.
    quarta-feira, 21.11.01
    Ok, eu assumo: eu assisto o "Casa dos Artistas". É um programa tosco, apelativo, sem conteúdo e sem nenhum valor moral, daqueles que causam constrangimento mesmo que você assista sozinho, mas mesmo assim estou assistindo todos os dias desde a quinta-feira passada. Processe-me.
    quarta-feira, 21.11.01
    Eu não queria que as coisas acontecessem assim.
    quarta-feira, 21.11.01
    50 coisas que provavelmente você não sabe sobre o Windows XP.
    terça-feira, 20.11.01
    Então o Espuelas entregou o cargo de CEO e uma auditoria descobriu irregularidades nos balanços ? Vamos encarar os fatos: a StarMedia nunca foi grande coisa. Dá pra contar nos dedos quantas vezes eu acessei lá desde 1997 e nunca vejo ninguém comentar nada sobre seus conteúdos e serviços, com excessão do Cadê?, do GuiaSP e do GuiaRJ, que forma comprados pela StarMedia Network algum tempo atrás. Ainda tenho uma revista "Internet World" de meados de 1996, com uma entrevista dos country managers na época - se não me engano era o Bob Wollheim (atual Ideia.com) e o Índio Brasileiro Guerra (atual First Tuesday), e lembro que quando li as idéias deles de como a empresa iria dominar a América Latina não entendi absolutamente nada. Se eles nunca conseguiram explicar direito para um usuário leigo o que a empresa deles pretendia fazer, como é que poderiam esperar por sucesso ? Aliás, nada me tira da cabeça que boa parte dos "seed investors" e "angel investors" que injetaram milhões de dólares em empresas de Internet entre 1998 e 2000 estavam na verdade lavando dinheiro sujo. Ou você acha normal um IPO de US$ 60,00 virar US$ 0,30 em um ano e meio ?
    terça-feira, 20.11.01
    Para não dizer que fiquei de fora da discussão polêmica sobre a demissão da apresentadora Soninha Francine da TV Cultura: ela bobeou feio. Eu acho que deve existir um debate sobre os prós e contras da descriminalização do usuário da maconha, mas não se pode esquecer que atualmente fumar maconha é crime. Convenhamos que fica estranho a Fundação Padre Anchieta promovendo campanhas anti-drogas e uma das suas apresentadoras seja usuária defensora de uma. Os comentários dela na revista Época são relativamente inocentes, mas não se pode fechar os olhos para a questão do tráfico de entorpecentes. Talvez a demissão tenha sido uma punição muito alta, eu acho que o mais justo seria uma suspensão; esse assunto ainda vai dar muito bate-boca. Não me venha dizer que "maconha não faz mal", "maconha não vicia", etc.; a minha opinião sobre o caso é a respeito da contravenção que envolve o uso da erva, e não sobre os efeitos do uso.
    terça-feira, 20.11.01
    O verdadeiro Tourist Guy é húngaro. Aparentemente, a Wired é o único site que escreveu sobre a possibilidade dele ser brasileiro e desmentiu depois. Agora os demais meios de comunicação que trombetearam aos quatro ventos que ele era um brasileiro de Campinas se escondem de vergonha.
    terça-feira, 20.11.01
    É engraçado como agem os ativistas anti-Microsoft. Se a Microsoft fizer qualquer tipo de estratégia, será sempre apedrejada com acusações de monopólio, mas ninguém comenta nada da AOL Time Warner. Agora há pouco eu entrei no CNN Money e fui bombardeado por várias publicidades de produtos e empresas que pertencem à AOLTW.

    Na parte superior da página, uma barra da Netscape (uma empresa da AOLTW); ainda na parte superior, um banner do novo filme do Harry Potter (todos os direitos dos livros e demais produtos pertencem à AOLTW, assim como a produção do filme); no lado esquerdo da página, um banner do novo navegador AOL 7.0 (outra empresa da AOLTW); também do lado esquerdo, uma chamada para assistir a CNN na TV (mais uma empresa da AOLTW); e no rodapé da página, um banner da revista People (que pertence à AOLTW!), além de outras publicações da empresa.

    Realmente não entendo quando falam dos perigos dos "tentáculos do Gates" na indústria de software, quando existe uma companhia que faz a mesma coisa na Internet, no cinema, livros, televisão, revistas, etc. e ninguém fala absolutamente nada ! Veja bem, não estou defendendo a Microsoft; só estou achando um pouco estranho esse tratamento diferenciado que a maioria das pessoas dá às duas corporações.

    Enfim, a visita ao CNN Money serviu para descobrir uma coisa: um conversor de moedas do Harry Potter :)
    segunda-feira, 19.11.01
    Das 17:00h às 18:00h de hoje, parecia que cada minuto tinha 180 segundos.
    segunda-feira, 19.11.01
    Vai ser muito difícil render um bom trabalho neste verão com o ar condicionado desligado.
    segunda-feira, 19.11.01

    Dia da Bandeira
    segunda-feira, 19.11.01
    segunda-feira, 19.11.01
    "Tex Avery is the only animation director whose very name defines a genre of Golden Age Cartoons. His cartoons guarantee a calculated insanity, anchored in a sense of reality. His no-holds-barred, anything-for-a-laugh gags shape the Avery Universe, a place unlike any other. He began directing at Warner Bros. in 1936 and stayed until 1942, where he created the Bugs Bunny persona we know today."
    domingo, 18.11.01
    Veríssimo, outro dia: "Ironia é como onda de rádio, se não encontrar um receptor adequado, se perde. Não adianta você escrever com ironia se não é lido com ironia, e o desencontro pode ser perigoso."
    sábado, 17.11.01
    Vitória ! Depois de dezenas de partidas frustradas de Slime Volley Ball, finalmente consegui vencer uma. Esse é um dos jogos mais desonestos que já vi: o oponente é mais rápido, tem um controle de bola melhor e abusa das deixadas na rede, mas pelo menos uma vez consegui vencê-lo.
  • Você jamais conseguirá fazer um ace.
  • Ao invés de sacar direto para o oponente, tente levar a bola para mais próximo da rede.
  • Abuse dos bloqueios. Para isso, salte somente quando o oponente já tiver saltado senão a bola irá passar por baixo de você.
  • Evite saltar para dar cortadas, lembre-se que seu oponente é mais rápido que você.
  • Tente mandar a bola sempre o mais próximo possível da rede.
    É isso mesmo que você está pensando: fiquei viciado nesse joguinho bobo.
    sábado, 17.11.01
    Para manter a tradição, mais uma sexta-feira termina e eu continuo amarrado ao trabalho.
    sexta-feira, 16.11.01
    Clientes gentis e educados não existem.
    sexta-feira, 16.11.01
    58% Grunge e 64% Metal-Head. Isso é bom ou ruim ?
    sexta-feira, 16.11.01
    Circulou hoje a newsletter nº 0001 do Concatenum.com. Inscreva-se !
    quinta-feira, 15.11.01
    Enfim, classificados !
    quinta-feira, 15.11.01
    Concatenum.com, recomendado pelo Links & SitesO Concatenum.com foi recomendado pelo site Links & Sites, na categoria "Canal 2 - Internet" (?).
    quinta-feira, 15.11.01
    Quando eu vi os trailers destes dois filmes semanas atrás, eu já tinha me decidido a não assistí-los, mas acabei mudando de idéia depois e valeu a pena. "Legalmente Loira" é uma comédia bem divertida, sem muitos exageros e surpreendentemente boa. "Os Outros" não é exatamente o gênero que eu gosto de assistir, mas a curiosidade venceu o páreo. Eu assumo: meu coração quase saiu pela boca em três ou quatro cenas, como naquela em que o Victor encosta o dedo na bochecha do Nicholas, e quando a velha abre o armário em que as crianças estão escondidas. Ah, e nas fotos das pessoas "dormindo". Eu, hein ? Mesmo com todos os sustos e uma certa previsibilidade do desfecho da história, acho que esse foi um dos melhores filmes que assisti neste ano. Tá certo, o roteiro não é muito original, mas gostei do detalhe em que as crianças precisam ficar no escuro o tempo todo, e também das dimensões paralelas em que os personagens oscilam.
    quarta-feira, 14.11.01
    Eu consigo ir embora do escritório cedo todos os dias, menos sextas-feiras e vésperas de feriado. Todo mundo animado com o dia livre que se aproxima e eu com um frio na barriga pensando que vou ficar preso ao trabalho mais uma vez, como hoje.
    quarta-feira, 14.11.01
    Dá para pagar o PIS e o COFINS pelo Internet Banking e só eu não sabia disso ! Agora posso finalmente dizer adeus às filas no banco !
    quarta-feira, 14.11.01
    A VegaSport produziu um banner com o famoso storTrooper ! O que eu mais gostei na loja é que é possível personalizar o nome e o número nas costas das camisas de alguns clubes internacionais e das seleções. Com dez caracteres de espaço, dá para escrever "DENIS DIAS" ou "CONCATENUM" :) Pena que o preço das camisas é proibitivo, levando em consideração a baixa qualidade do futebol brasileiro ultimamente.
    quarta-feira, 14.11.01
    Algumas pessoas tem como missão de vida incomodar e criticar duramente os outros. Sempre que fazem isso comigo, fazem logo pela manhã - talvez pelo prazer de estragar o meu dia inteiro - mas não vou aceitar que me coloquem por baixo, nunca.
    quarta-feira, 14.11.01
    Fiquei surpreso duas vezes hoje com a minha primeira compra no Submarino. Primeiro, quando vi que a "entrega atômica" é realmente rápida, o livro chegou em casa menos de 24 horas depois da compra. Depois, quando percebi que o livro não possui o trecho compreendido entre as páginas 33 e 64... Vamos ver agora se a política de trocas funciona.

    Enquanto aguardo a troca, vou me preparando para começar a ler "O Senhor dos Anéis", que comprei em uma livraria (de tijolo e cimento) com um bom desconto. Só espero não precisar conferir se as 1200 páginas estão perfeitas.
    terça-feira, 13.11.01
    Opa ! O BOL agora tem pop-up na home ? Perdemos a guerra.
    terça-feira, 13.11.01
    "A Nestlé pode continuar veiculando a propaganda da sua ração para gatos “Friskies”. O anúncio em questão afirma que “oito entre dez gatos preferem ‘Friskies’ – comprovado em pesquisa”. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça. A concorrente da Nestlé, a EFFEM Brasil Inc e Cia, proprietária da ração “Whiskas”, recorreu ao STJ para tentar suspender o anúncio alegando que a propaganda seria enganosa."

    Não vou me intrometer em assuntos jurídicos - afinal não entendo nada disso - mas o nosso gato Buba, o destemido, prefere Friskies.
    terça-feira, 13.11.01
    Urgente pra quando ? Pra ontem ? Desculpe, mas pra ontem não dá mais. Já é hoje.
    terça-feira, 13.11.01
    75% dos internautas abandonam sacolas de compra on-line e eu sou um deles, mas faço isso apenas pela curiosidade. Gosto de ver como cada site se apresenta para o usuário, as possibilidades, as formas de pagamento, a quantidade e qualidade do relatório da compra, essas coisas. Outra coisa interessante que costumo reparar é quando volto no processo de compra um ou dois meses depois para ver se o meu pedido ainda está lá, parado.

    Falando em e-commerce, hoje fiz minha primeira compra no Submarino. Nunca simpatizei muito com eles por considerá-los um tanto arrogantes em algumas entrevistas que li na época em que eles compraram a Booknet e diziam "seremos a Amazon.com do Brasil". Enfim, deixei minhas implicâncias de lado e aproveitei a promoção de R$ 9,90 do "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Como devo ser um dos últimos sujeitos do planeta que ainda não tem idéia do que se trata a história, resolvi ler a série para poder criticar com conhecimento de causa depois :) Um detalhe que eu gostei na compra pelo Submarino foi o pagamento por transferência bancária. Eu ainda não tinha visto este recurso em nenhum lugar e obviamente achei mais prático do que imprimir o boleto bancário para depois pagá-lo pelo Internet Banking. Claro que com um cartão de crédito fica ainda mais fácil, mas só uso esta "facilidade" em último caso. Não, não é por medo de transações online; é medo das taxas de juros exorbitantes, mesmo.
    segunda-feira, 12.11.01
    Hoje foi dia de brincar um pouco mais com scripts bash. Dessa vez usei exaustivamente o comando cut e agora os novos scripts estão muito melhores que os antigos CGIs.
    segunda-feira, 12.11.01
    Será que este acidente de hoje é o início da "chuva de aviões" que o bin Laden anunciou há algumas semanas ? Para os viciados em coincidências, conspirações e datas simbólicas, vale lembrar que hoje é o Dia dos Veteranos de guerra nos EUA. Na verdade, eu pensei mais em um acidente como aquele do Fokker 100 da TAM no Aeroporto de Congonhas em 31.10.1996 do que em atentados terroristas. Lembro que naquela manhã eu estava em um canal de IRC dos EUA e alguns mexicanos já sabiam do acidente, menos de 30 minutos depois do ocorrido. Eu entrei em um canal criado para discutir o assunto e haviam dezenas de pessoas despejando informações em tempo real. Acho que foi nesse dia que finalmente percebi o real valor da Internet.
    segunda-feira, 12.11.01
    Acompanhando a onda de alguns weblogs, aqui vão algumas de minhas manias:
  • Só uso escovas de dentes com cabo verde;
  • Quando dirijo por caminhos rotineiros, costumo ligar a seta e mudar de faixa sempre no mesmo lugar;
  • Não gosto de sair por uma porta diferente da que entrei;
  • Quase toda vez que pego um elevador eu olho a hora no celular;
  • Costumo colocar as meias antes de vestir a calça;
  • Antes de ler uma revista ou livro, geralmente eu folheio quase todas as páginas e só depois começo a ler;
  • Durmo com o mesmo cobertor desde que nasci. É melhor eu parar por aqui antes que pensem que eu sou louco de pedra. Dizem que Sigmund Freud costumava adiantar cinco minutos nos seus relógios todas as manhãs, pelo menos não sou tão louco assim.
    domingo, 11.11.01
    O Cartoon Network anuncia desenhos para às 24:00h ao invés de 00:00h. Isso está errado, não ?
    domingo, 11.11.01
    O banheiro de casa foi reinaugurado oficialmente hoje. Continuando a analogia que fiz aqui há alguns dias - comparando a obra com o lançamento de um website - até que ficou bem parecido. O banheiro.com foi lançado bem depois do prazo previsto, todos os envolvidos no processo não estavam mais agüentando a pressão do lançamento e alguns recursos ainda não foram devidamente implementados.
    domingo, 11.11.01
    Não meta o nariz onde não é chamado.
    sábado, 10.11.01
    Na minha opinião, esta é a melhor montagem do Tourist Guy que apareceu na rede.
    sábado, 10.11.01
    C@t apresenta a maior língua do mundo.
    sábado, 10.11.01
    Sexta-feira, 17:56h. Foi só nesse instante que me avisaram que o prazo de entrega do projeto é segunda-feira. Eu ia tentar fazer algum comentário engraçadinho sobre isso, mas a situação é tão absurda que não tenho palavras. Normalmente eu preciso de um dia inteiro para implementar e testar um projeto mas dessa vez consegui fazer tudo em mais ou menos duas horas. Funcionou perfeito, até simplifiquei alguns processos de instalação.
    sexta-feira, 09.11.01
    O final de semana me espera.
    sexta-feira, 09.11.01
    Um dia inteiro brincando com bash, grep, gawk e um pouquinho de criatividade. Resultado: reescrevi todo o software de aplicação WAP reduzindo drasticamente o tamanho do código-fonte; antes era um CGI escrito em ANSI/C com mais de 3000 linhas, agora é um script em bash com menos de 50 linhas que resulta no mesmo produto final e é bem mais flexível.

    Sim, eu me divirto com essas coisas (mas não apenas com elas, é claro).
    quinta-feira, 08.11.01
    quinta-feira, 08.11.01
    É impressão minha ou os âncoras do Jornal Nacional estão realmente usando um computador durante a apresentação ? Ainda não tinha visto nenhum telejornal do Brasil se valendo de recursos tecnológicos para o controle dos âncoras na narração das notícias, gostei da novidade. Só queria saber o que eles fariam se a aplicação desse um pau qualquer durante a transmissão ao vivo.
    quarta-feira, 07.11.01
    Os canais Warner e Sony colocaram as reprises da série Friends no mesmo horário em suas grades de programação. Assim fica difícil escolher qual das duas assistir !
    quarta-feira, 07.11.01
    Olha só a imensa bobagem que o Washington Post publicou hoje (tradução livre):
    "A mídia no Brasil tem mantido foco na cobertura de ataques contra civis no Afeganistão, aumentando ainda mais o sentimento anti-americano dos brasileiros. Bin Laden surge como um símbolo do anti-americanismo entre os jovens brasileiros de esquerda e anarquistas. A sua foto pode ser vista junto de outros ídolos locais, como Fidel Castro e Ernesto 'Che' Guevara."
    "Jogadores de dois dos principais times de futebol do Rio de Janeiro vestiram camisetas com imagens do bin Laden nos jogos, e desdobraram bandeiras do bin Laden quando seus times comemoravam os gols marcados. Bin Laden virou um herói underground das gangues de periferia que comandam as favelas nos morros da cidade. Ressentidos com a guerra dos EUA contra o tráfico de drogas, eles vêem bin Laden como um símbolo de poder e resistência contra os EUA. Os papelotes de cocaína que são vendidos por US$ 1,00 nas favelas do Rio possuem a imagem de bin Laden estampada com os dizeres 'Cocaína do Taliban'.".
    Vamos tentar colocar isso de outra forma, mr. Sullivan ? São artigos como esse que o sr. escreveu que incitam ainda mais o sentimento anti-latino dos norte-americanos, quem vem ao Brasil pensando que todos os dias aqui são de Carnaval, que todas as mulheres brasileiras andam por aí seminuas e são prostitutas, que somos todos bugres que não sabem cuidar da Amazônia, da nossa economia, das nossas crianças e tudo mais que o nosso imenso país possui. É inaceitável que alguém tenha a oportunidade de escrever em uma das maiores publicações do mundo e a desperdice escrevendo falsas notícias.
    quarta-feira, 07.11.01
    Depois de um dia inteiro de trabalho, implementei a solução que vislumbrei ontem e ela funcionou perfeitamente ! A maior satisfação que existe para um desenvolvedor de software é transformar uma tarefa manual maçante em uma tarefa automatizada. É interessante como uma coisa dessas muda completamente o meu humor para melhor ! Até fui extremamente prestativo com uma pessoa que me ligou por engano procurando por gráficas no bairro, de tanta felicidade que eu estava.
    quarta-feira, 07.11.01
    Novo domínio .biz entrou no ar hoje. Pergunto: pra quê ?
    quarta-feira, 07.11.01
    Cheguei em casa hoje à noite e precisei tomar um banho frio de novo. Salve-me, por favor ! Ou dê logo o golpe de misericórida de uma vez por todas ! Vendo pelo lado bom (?), se isso acontecer novamente amanhã vai acabar virando hábito.
    terça-feira, 06.11.01
    Eu estava dirigindo ao anoitecer pela Marginal Pinheiros, pensando em um problema de desenvolvimento de software que venho enfrentando há quase dois meses, quando de repente me deu um estalo e toda a solução apareceu na minha frente. É engraçado quando essas coisas acontecem assim, do nada. Só espero que quando eu for colocá-la em prática amanhã realmente funcione.
    terça-feira, 06.11.01
    Eu até pensei em ir ao Cinemark ontem e pagar apenas R$ 1,00 para assistir ao Xangô de Baker Street, mas imaginei que estaria lotado "até a tampa" e não haveriam mais ingressos, ainda mais saindo do escritório depois das 20:00h devido ao rodízio municipal. Fica pra próxima.
    terça-feira, 06.11.01
    "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa
    terça-feira, 06.11.01
    Só agora descobri que dá para fazer buscas pelo Google especificando o site a ser pesquisado, com ajuda do parâmetro site:url. Por exemplo, para procurar pelos termos "security failure" no site de suporte da Microsoft, basta digitar no Google "security failure site:support.microsoft.com". Essa é uma excelente alternativa para fazer uma busca dentro de um site que possui uma ferramenta própria ineficiente (alguém aí falou UOL ?).
    segunda-feira, 05.11.01
    Dica do JB Online: no site TinyApps.org estão disponíveis dezenas de softwares que ocupam pouco espaço em disco (menos de 1,44 MB, o equivalente a um disquete de 3,5 polegadas), são freeware ou shareware e não requerem instalações com DLLs, alterações no registro do sistema operacional e coisas do gênero. É isso aí, chega de softwares parrudos !
    segunda-feira, 05.11.01
    A nova temporada de Spin City começou hoje na Sony com um episódio duplo e com o trio de ouro de atores da série: Heather Locklear, Charlie Sheen e Michael J. Fox. Para dar mais brilho à história, Farrah Fawcett, Olivia d'Abo e Denise Richards. Faltou só o Scott Wolf, que estava no encerramento da penúltima temporada.
    segunda-feira, 05.11.01
    Depois de quase doze horas fora de casa, em um dia cheio de trabalho e trânsito insuportável, nada como chegar em casa e tomar um bom banho... frio. Claro que a idéia original era um banho quente, mas o chuveiro se recusou a funcionar. Nem tentei mexer em nada (meu negócio é software, e não hardware) e eu estava cansado demais para procurar por ajuda. Foi banho frio mesmo, paciência. Daqui alguns anos eu vou me lembrar disso e rir, mas agora estou batendo os dentes.
    segunda-feira, 05.11.01
    Já conversou com alguma pessoa que faz eco ? Você fala uma frase, ela repete a última palavra. Você fala meia dúzia de frases, ela repete a última frase inteira. Depois que você expõe sua idéia em uma reunião, ela fala um pequeno resumo do que você acabou de dizer, e por aí vai. É patético e irritante.
    segunda-feira, 05.11.01
    E as sessões de cinema e vídeo das últimas semanas foram: Lendas da Vida, com uma participação calma e ativa do Will Smith; Eternamente Lulu, um romance muito sem graça com Patrick Swayze e Melanie Griffith; Endiabrado, mais uma daquelas comédias típicas do Brendan Fraser; Refém do Silêncio, um suspense que eu gostei bastante por contar apenas o miolo da história, deixando o restante subentendido pelo espectador; Olhar de Anjo, que eu gostei apesar do roteiro relativamente previsível; Encontrando Forrester, com atuações espetaculares de sir Sean Connery e do jovem iniciante Rob Brown; Billy Elliot, que eu gostei mas não achei isso tudo que falaram por aí; e O Anjo Rebelde, uma comédia infanto-juvenil fraquinha.
    segunda-feira, 05.11.01
    80.000 kms rodados. Mantendo a média atual de uso, tenho um ano para trocar de carro antes do 100.000 kms.
    domingo, 04.11.01
    Você gasta algum dinheiro comprando ratinhos de feltro estufados com gatária e o que o seu gato faz ? Ignora-os completamente, preferindo brincar com o plástico da embalagem ou com um pedaço de pano velho.
    sábado, 03.11.01
    Nessa semana ouvi várias pessoas falarem sobre o desempenho dos seus filhos em frente a um computador. "Meu filho é um gênio, ele já sabe fazer sozinho isso, isso e aquilo". Acho isso uma tremenda bobagem, não há mérito nenhum em um garoto de sete, oito anos que se conecta na Internet e consegue achar o site oficial do seu desenho animado favorito. Se os pais ficarem dizendo para os seus filhos que eles são "pequenos gênios", eles podem achar que já sabem de tudo e não precisam mais se preocupar em aprender coisas novas.

    Quando aprendi a programar, há mais de uma década, não existiam tutoriais na Internet, nem newsgroups, nem revistas com CDs grátis. Era tudo apenas na base da investigação, da tentativa e erro, da pesquisa em códigos-fonte de outros programas. Com todos os recursos que existem disponíveis para essa garotada de hoje aprender, não devemos parar de incentivá-los dizendo que já são gurus da informática. Devemos encorajá-los a prosseguir, a procurar por uma coisa que nós mesmos não saibamos como funciona. Quando um garoto lhe ensina alguma coisa nova, aí sim dá para ter confiança na nova geração.
    sábado, 03.11.01
    E não é que a Microsoft está escapando do processo antitruste ? Desde que eu li esta nota em 30.01.2001 eu já imaginava que esse processo todo ia acabar em pizza.
    sábado, 03.11.01
    Eu ia fazer uma manutenção básica do meu carro hoje. Troca de óleo, água, calibrar pneus, essas coisas. Se não fosse a preguiça...
    sábado, 03.11.01
    Fiquei sabendo dessa pelo Web Voice: ao buscar por arquivos PDF no Google, dá para acessá-los em formato texto ao invés de precisar fazer o download do arquivo ! Para fazer uma busca por PDFs no Google, é só digitar filetype:pdf após as palavras a serem buscadas, por exemplo linux -filetype:pdf; aí é só clicar no link "view as text" ao invés do link [PDF].
    sexta-feira, 02.11.01
    Já está mesmo na hora de parar com esse papo de associar o uso da Internet com isolamento. Desde a criação do Concatenum.com venho aumentando substancialmente minha participação na rede de forma muito mais produtiva e colaborativa do que antes, o que permitiu que que conhecesse pessoas que contribuem bastante com o meu aprendizado contínuo sobre todas as coisas, além de ter ficado muito mais crítico em relação ao que acontece ao meu redor. Posso até ser meio geek por causa disso, mas não sou nerd.
    sexta-feira, 02.11.01
    Uma vantagem da conexão por banda larga: poder navegar ouvindo rádios online de qualquer parte do mundo, sem perda de velocidade na navegação. Hoje fiquei ouvindo por um bom tempo a El Bahdja, da Algéria. Tentei ouvir o noticiário da TSF Notícias de Portugal, mas não consegui entender o português !
    sexta-feira, 02.11.01
    Falei demais hoje. Falei em um dia mais do que costumo falar em uma semana, agora estou com a garganta arranhando.
    quinta-feira, 01.11.01
    Um espertinho jogou um cigarro aceso na lata de lixo e quase causou um incêndio na escadaria do prédio. O pior é que o zelador usou o extintor de pó quimico primeiro, ao invés de usar o extintor de água. Pelo menos terminou tudo bem.
    quinta-feira, 01.11.01